Grupo Santa Celina

Blog

Setembro amarelo: viver é a melhor opção

set 28 - 2018 0 comentários visualizações

Desde 2014, ocorre no Brasil uma campanha conhecida como Setembro Amarelo, com atenção especial para o dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Seu principal objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no mundo e principalmente no Brasil, conscientizando sobre a importância de sua prevenção.

As estatísticas são alarmantes: segundo números sociais, 32 brasileiros se suicidam por dia, índice superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Trata-se, portanto, de um problema de saúde pública e que ainda tem sido um grande tabu. As pessoas tendem a fugir do assunto e, geralmente por medo ou desconhecimento, não conseguem perceber os sinais de que alguém próximo está com ideias suicidas.

Por trás do comportamento suicida há uma combinação de fatores biológicos, emocionais, socioculturais, biológicos e até religiosos que, embaralhados, culminam numa manifestação exacerbada contra si mesmo. De modo geral, pode-se dizer que quem comete suicídio não procura a morte como o fim de tudo, mas como um fim do sofrimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Por isso, é necessário estar atento a si mesmo e às pessoas próximas, buscando apoio dos amigos e familiares e suporte psicológico.

Um dos principais mitos acerca deste tema é a ideia de que falar sobre suicídio pode estimular a concretização do ato. Este pensamento, além de falso, acaba dificultando muito a prevenção. Quem experimenta um sofrimento profundo, difícil de suportar, não sabe por vezes como lidar com tanta dor e acaba se isolando, sem conseguir enxergar uma saída. Estar por perto, se atentar aos sinais (isolamento, tristeza constante, falta de perspectiva, conversar abertamente sobre o assunto pode ser de grande ajuda.

 

Parceria com a Mental Clean

Faça o seu comentário

Após a publicação do seu comentário, ele será avaliado antes de aparecer no nosso site.