Grupo Santa Celina

Blog

Outubro Rosa: vista essa camisa

out 31 - 2018 0 comentários visualizações

 

O Outubro Rosa é um movimento que começou nos Estados Unidos e que,  atualmente, é conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e busca estimular a participação de todos os setores da sociedade. Todas as ações visam chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e conscientizar sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce.

Sabe-se que toda doença é uma tentativa do organismo em buscar o equilíbrio. A Psicossomática é uma ciência que estuda a interrelação entre corpo e mente e que compreende que as doenças, manifestadas pelos seus sintomas fisiológicos, são antes uma expressão do sofrimento psíquico. Este sofrimento por algum motivo não pôde ser elaborado e encontrou no corpo a sua manifestação. Os sintomas surgem então como um alerta de que o indivíduo precisa olhar para si, reconhecer suas necessidades e promover mudanças em sua vida.

O câncer, por exemplo, é determinado por complexas relações entre fatores genéticos, psicológicos, imunológicos e ambientais. No entanto, estudos apontam que um dos fatores mais significativos no processo de desenvolvimento da doença é o chamado estresse crônico. Ele é provocado por um ritmo de vida desgastante somado a pequenas e frequentes frustrações. Devido ao acúmulo de funções na família e no trabalho, as mulheres são as que mais sofrem com este estresse.

Responsável por uma elevada excitação emocional, pela produção de altas taxas de substâncias maléficas para o organismo e até mesmo pela supressão do sistema imunológico, o estresse provoca um desequilíbrio psíquico e fisiológico. Por isso, buscar formas de gerenciar as diversas demandas que a vida moderna nos impõe, são mecanismos eficientes na prevenção primária do câncer.

É fato que ao longo da vida, os indivíduos são submetidos a diversas exigências e necessidades e que cada um dispõe de recursos específicos – internos e externos – para lidar com elas. É neste sentido que o processo de autoconhecimento é crucial, pois ao buscar a compreensão daqueles sentimentos mais profundos, percebe-se também os problemas emocionais e os maus hábitos psíquicos.

Uma alteração na forma de encarar a vida e os problemas é fundamental, tanto para a qualidade de vida, quanto para a prevenção e o enfrentamento de doenças. É importante compreender que para existir um corpo saudável é necessária também a existência de uma mente equilibrada.

Faça o seu comentário

Após a publicação do seu comentário, ele será avaliado antes de aparecer no nosso site.