Grupo Santa Celina

GDC Gestão de Crônicos

O GDC tem como objetivo desenvolver a educação do participante no que diz respeito aos cuidados com sua saúde. A adoção de hábitos saudáveis e/ou adesão a tratamentos propostos, dependem do processo de conscientização do participante.

Como funciona GDC

1

Através de um questionário técnico é feita avaliação de dados gerais de identificação da população, hábitos de vida, presença de fatores de risco e presença de doenças crônicas específicas. O mapeamento pode ser realizado por meio de call center, questionário web, aplicativo ou presencialmente.

2

A abordagem do contato analisa diversos itens como: práticas de atividade física, alimentação, consumo de álcool, tabagismo, qualidade de vida, exames, presença de doenças crônicas, uso de medicação e utilização de serviços de saúde, entre outros.

3

O mapeamento de perfil de saúde da população classifica os crônicos em três níveis: I. Presença de três fatores de risco ou uma doença crônica; II. Presença de duas doenças crônicas; III. Presença de três ou mais doenças crônicas. A partir da estratificação são estabelecidas linhas de cuidado específicas para cada perfil e estabelecidos objetivos de hábitos de saúde por beneficiário.

4

A Plataforma de Gestão Web unifica os dados, gera informações e apoia as decisões de médicos e equipe multidisciplinar por meio de prontuário eletrônico. Além disso, fornece relatórios e indicadores (operacionais, institucionais, financeiros, clínicos e de utilização) de resultados que contribuem com as futuras decisões.

Doenças crônicas e fatores de risco de prevalência, abordadas no gerenciamento

Fatores de Risco

Sobrepeso Obesidade Sedentarismo Alimentação inadequada Tabagismo Etilismo Histórico familiar Idade maior ou igual a 50 anos

Doenças Crônicas
Cardiovasculares

Hipertensão arterial Diabetes Mellitus Dislipidemias Cardiopatias

Respiratórias

Asma Bronquite Crônica Enfisema Pulmonar

Osteoarticular

Osteoporose Osteoartrites Osteoartroses

Principais Indicadores

Taxa de adesão e fidelização
Taxa de utilização de central 24h
Objetivos comportamentais
Fatores de risco
Parâmetros clínicos
Metas terapêuticas
Taxa de pronto-socorro
Taxa de internação, consultas e exames
Custo per capta e por evento